TRANSPARÊNCIA / ÉTICA / PROBIDADE / DESENVOLVIMENTO

  A       C        E        C        C        I 

INSCRIÇÕES PARA O II SEMINARIO

​​​​Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade

A Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida é realizada no mês de Janeiro e conta com a participação de ativistas na luta contra a corrupção de diversos estados do Brasil.


​​“O objetivo principal da Marcha da Cidadania Contra a Corrupção e Pela Vida é mobilizar e aglutinar as pessoas e as entidades da sociedade civil para o exercício do controle social e o combate à corrupção na administração pública, principalmente nos municípios mais vitimizados pelas práticas corruptas.

A principal estratégia adotada na Realização da Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida é reunir cidadãos que literalmente botam o pé na estrada, com o propósito de contribuir na conscientização da sociedade para a participação direta na fiscalização dos gastos públicos, visando o controle social e o combate a corrupção.

A Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida busca despertar a sociedade brasileira para atuar de forma firme no controle social, visando coibir os atos de corrupção e a ineficiência administrativa.

Ao caminhar, demonstramos a existência de pessoas determinadas a combater este problema que tanto mal causa aos cidadãos brasileiros, ao mesmo tempo em que levamos as pessoas, nos mais diversos lugares, informações que motivam a sociedade a fiscalizar a gestão pública.

CARAVANA DA CIDADANIA

​AUDITÓRIAS CÍVICAS

As atividades da Caravana da Cidadania é composto por fiscalização, palestras, seminários e treinamentos com foco na área da saúde e da educação, como exemplo para auditorias cívicas. Durante dois dias, acontecem aulas simplificadas de como verificar a execução dos Programas Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, merenda escolar, transporte escolar, etc.

Entre as atividades do seminário estão Treinamento para Auditoria Cívica da Saúde e na educação, que também engloba compras e licitações.


Na Caravana da Cidadania também são realizadas auditórias cívicas em obras públicas oriudas de convênios federais, estaduais e de recursos próprios dos municípios.


Na Caravana da Cidadania são  realizadas também cursos de capacitação para o controle social e acompanhamento de licitações. São realizadas ainda oficinas para implementação da Lei Geral de Acesso a Informação  e acompanhamento dos portais da transparência.

A Caravana da Cidadania e a Auditoria Cívica é realizada pelo Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade - ACECCI em parceria com outras organizações como IFC - Instituto de Fiscalização e Controle, AMARRIBO, ABRACCI e entidades locais.

 

MARCHA DA CIDADANIA CONTRA

A CORRUPÇÃO E PELA VIDA