VEJA MAIS SOBRE A III MARCHA DA CIDADANIA

CONTRA A CORRUPÇÃO E PELA VIDA NO CEARÁ - 2017

Audiência pública apresenta relatório da III Marcha contra a Corrupção

O Relatório da III Marcha da Cidadania Contra a Corrupção e pela Vida foi apresentado em audiência pública na OAB/Ceará, nesta quarta-feira (29/03no dia 29 de março de 2017 com a presença de órgãos fiscalizadores.

O documento foi elaborado pela Ação Cearense de Combate à Corrupção e Impunidade (Acecci), e é resultado da Marcha, realizada em janeiro deste ano.

Foram convidados para a audiência representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícia Federal, e do Tribunal de Contas da União, do Estado e do Município.

Relatório

O relatório aponta indícios de irregularidades em cerca de 78 das 100 obras públicas fiscalizadas na III Marcha da Cidadania. Foram destinados a esses municípios por volta de R$ 70 milhões para a construção desses equipamentos destinados às populações locais.

Após a audiência, foi entregue o documento com o relatório para a apuração dos indícios da má aplicação dos recursos públicos aos órgãos fiscalizadores.

VEJA TAMBÉM - II MARCHA DA CIDADANIA

CONTRA A CORRUPÇÃO E PELA VIDA NO CEARÁ - 2016

TRANSPARÊNCIA / ÉTICA / PROBIDADE / DESENVOLVIMENTO

APRESENTAÇÃO E ENTREGA DO RELATÓRIO DA III MARCHA  

DA CIDADANIA CONTRA A CORRUPÇÃO E PELA VIDA

A MARCHA  DA CIDADANIA CONTRA A CORRUPÇÃO E PELA VIDA

III Marcha da Cidadania Contra a Corrupção

COMEÇA  na OAB Ceará NO DIA 10/01/2017

A abertura da III Marcha da Cidadania Contra a Corrupção e pela Vida aconteceu no dia 10 de janeiro de 2017 no auditório da OAB/CEARÁ. A III MARCHA DA CIDADANIA contou com o apoio da OAB Ceará, por meio da Comissão de Controle Social dos Gastos Públicos

O objetivo da força-tarefa, que tem à frente a Ação Cearense de Combate à Corrupção e à Impunidade - ACECCI, é mobilizar o cidadão para o controle social dos gastos públicos por meio de oficinas e cursos de capacitação. Durante a Marcha, membros da Acecci percorrem os municípios fiscalizando as obras, o repasse de dinheiro público, visitando as câmaras municipais e promovendo oficinas de capacitação para a sociedade.

Nesta terceira edição visamos despertar os munícipes para o controle social, por meio de capacitação para participar conosco, acessar o portal da transparência e verificar se a
aplicação dos recursos que lá estão inseridas condiz com o que foi realizado.A Marcha da Cidadania percorreu seis municípios do Interior (Parambu, Tauá, Quiterianópolis, Novo Oriente, Crateús, Catunda e Tamboril), de 11 a 25 de janeiro.


​​​​Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade

OBJETIVOS DA MARCHA   DA CIDADANIA CONTRA A CORRUPÇÃO E PELA VIDA

ABERTURA DA III MARCHA DA CIDADANIA CONTRA A CORRUPÇÃO

  - Colocar o povo em vigilância permanente fiscalizando;

- Estimular o acesso do povo as Câmaras Municipais para fiscalizar as prestações de contas dos prefeitos e vereadores;

- Criar a cultura da honestidade e a não aceitação da corrupção;

- Construção de uma ética comunitária com vista ao bem comum e aumentar o custo moral da corrupção; 

- Denunciar as formas de corrupção e abuso do poder, praticadas pelas administrações públicas; 

- Fomentar a criação de núcleos de fiscalização nos municípios;

- Contribuir para a construção de uma cultura de combate à corrupção; 

- Ampliar o custo moral da corrupção;

- Aumentar o risco dos corruptos serem apanhados frente à fiscalização popular das contas públicas.

  A       C        E        C        C        I 

INSCRIÇÕES PARA O II SEMINARIO

A Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida é realizada no mês de Julho no Piauí pela Força tarefa Popular desde 2001. Desde então foram feitas 13 marchas. A Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida conta com a participação de ativistas na luta contra a corrupção de diversos estados do Brasil. A Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade participaram de cinco edições da Marcha e em Janeiro de 2015 realizou a I Marcha no Ceará em parceria com a Força Tarefa Popular, em Janeiro de 2016 será realizada a segunda no Ceará.


​​O objetivo principal da Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida é mobilizar e aglutinar as pessoas e as entidades da sociedade civil para o exercício do controle social e o combate à corrupção na administração pública, principalmente nos municípios mais vitimizados pelas práticas corruptas.

A principal estratégia adotada na Realização da Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida é reunir cidadãos que literalmente botam o pé na estrada, com o propósito de contribuir na conscientização da sociedade para a participação direta na fiscalização dos gastos públicos, visando o controle social e o combate a corrupção.

A Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida busca despertar a sociedade brasileira para atuar de forma firme no controle social, visando coibir os atos de corrupção e a ineficiência administrativa.

Ao caminhar, demonstramos a existência de pessoas determinadas a combater este problema que tanto mal causa aos cidadãos brasileiros, ao mesmo tempo em que levamos as pessoas, nos mais diversos lugares, informações que motivam a sociedade a fiscalizar a gestão pública.