TRANSPARÊNCIA / ÉTICA / PROBIDADE / DESENVOLVIMENTO

  A       C        E        C        C        I 

INSCRIÇÕES PARA O II SEMINARIO

​​​​Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade

AUDITÓRIA CÍVICA constata PROBLEMAS ESTRUTURAIS E MUITAS DEFICIÊNCIAS NAS UNIDADES DE SAÚDE DE JARDIM/CEARÁ

ENTREGADO DO RELATÓRIO DA AUDITÓRIA CÍVICA

NA SAÚDE DE JARDIM - 26/07/2016

Quando analisada a estrutura das unidades, verifica-se que todas as unidades apresentam graves deficiências, a grande maioria das unidades não tem nenhuma estrutura, algumas poucas têm boa estrutura ou o que foi de bem apresentada, mas mesmo assim ainda apresentam graves deficiências. 


​​Unidades com espaço físico reduzido quando considerada a população atendida, o que leva ao uso compartilhado das áreas, muitas delas incompatíveis. Ressaltamos que a maioria das unidades funciona em local inadequado, imóveis residenciais de três a quatro cômodos que não tem a menor condição para funcionamento da unidade de saúde, enquanto que prédios em construção ou reformas que já deveriam estar concluídos não estão, e as obras se encontram paradas a muito tempo. 


Verificou-se que são muitos os problemas estruturais encontrados nas unidades de saúde do município. Alguns problemas são crônicos e generalizados como a falta de depósito para resíduos sólidos, de deposito de lixo, falta de material de limpeza em todas as unidades visitadas, falta de alguns insumos essenciais, acesso para deficientes, de bebedouros para usuários, de lixeiras apropriadas, de extintores, de usos compartilhados dos ambientes e a falta de climatização em quase todas as unidades visitadas. Há também falta de muitos medicamentos de médicos e dentistas.


Na maioria das unidades visitadas faltam equipamentos importantes e essenciais como: Aparelho PA adulto e pediátrico aparelho de nebulização, ar condicionado na sala da farmácia e ala da vacina, geladeira da farmácia e da sala de vacina, estetoscópio, glicometro etc.

Em todas unidades visitadas faltam espaços que não deveriam faltar como: deposito de lixo, deposito de resíduos sólidos e deposito de material de limpeza e na mairia das unidades visitadas não há separação do lixo e resíduos sólidos do lixo contaminado (hospitalar
​​

CARAVANA DA CIDADANIA EM JARDIM/CEARa -28/06/2016

O Projeto da Auditoria Cívica na Saúde em Jardim é uma iniciativa da ACECCI - Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade, atendendo a solicitação da Promotoria de Justiça da Comarca de Jardim e contou com o apoio do IFC - Instituto de Fiscalização e Controle, Rede AMARRIBO BRASIL e BrazilFoundation.


A ação foi executada no dia 28 de Julho de 2016, onde 30 auditores cívicos realizaram os trabalhos, auditando as 12 unidades básicas de saúde. Esses auditores são cidadãos do município, dispostos a contribuir para a melhoria da gestão pública.


Esta ação visa incentivar e fortalecer as ações de acompanhamento e fiscalização em diversas áreas como postos de saúde e hospitais. Esta iniciativa que capacita a sociedade civil tem tido ampla divulgação e, inclusive, tem inspirado outros municípios a criar grupos de controle social com a mesma finalidade.

AUDITÓRIA CÍVICA CONSTATA FALTA  DE REMÉDIOS EM

POSTOS DE SAÚDE DE JARDIM/CEARÁ

ACHADOS DE AUDITORIA

Os achados de auditoria apresentados nesse relatório foram classificados em quatro níveis, para cada um está relacionado um prazo para que seja solucionado, sendo:

PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS: falta de medicamentos e insumos, coleta e separação de lixo, controle de vetores, adequação de ambientes (o prazo para verificação de resolução dessas medidas é de 5 dias úteis);


CURTO PRAZO: em até 30 dias: pequenas manutenções de equipamentos, problemas que possam ser resolvidos com dispensa de licitação, adequação de ambientes.


MÉDIO PRAZO: em até 60 dias: Manutenções e concertos de ambientes.


LONGO PRAZO: em até 120 dias: (para casos que exigem trâmite mais complexo segundo a lei vigente) Construção de novos ambientes e compra de equipamentos.

Na metodologia aplicada, os auditores são estimulados a registrarem suas observações sobre outros problemas encontrados, não contemplados no checklist. Essas observações são muito importantes, são itens específicos da unidade que muitas vezes impedem que o serviço prestado tenha melhor qualidade. Na ação do município de Barbalha, os auditores fizeram muitas observações. 


 Unidades com espaço físico reduzido quando considerada a população atendida, o que leva ao uso compartilhado das áreas, muitas vezes incompatíveis;


A falta de manutenção das unidades compromete significativamente o estado de conservação. Algumas unidades estão em estado deplorável com rachaduras nas paredes, infiltrações, rede elétrica precária e problemas nas instalações de água e esgoto.

Faltam medicamentos com freqüência em todas as unidades visitadas;

AUDITORIA CÍVICA NA SAÚDE EM JARDIM/CEARA

CARAVANA DA CIDADANIA EM JARDIM - 25/05/2015

AUDITÓRIAS CÍVICA NA SAÚDE PÚBLICA DE JARDIM/CEARÁ