O evento teve início às 14:00 horas do primeiro dia, no Auditório da OAB de Juazeiro do Norte, e contou com a presença dos participantes ilustres como representante da secretária de saúde, Promotor de Justiça, Vereadores, o presidente da OAB entre outros..


O projeto  é uma iniciativa do Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade - ACECCI, que contou com o apoio do Instituto de Fiscalização e Controle – IFC, BrazilFoundation, OAB/Seção Juazeiro do Norte.


​No segundo e terceiro dia o evento se seguiu com visitas nas unidades básicas de saúde para serem feitas as auditórias cívicas no programa saúde da família


No ultimo dia de trabalho foi realizada na OAB de Juazeiro do Norte o encerramento das atividades, na ocasião foi apresentado pelos coordenadores das equipes uma amostragem dos principais problemas encontrados.

A ação foi executada nos dias 17 e 18 de Maio de 2016, onde 40 auditores cívicos realizaram os trabalhos, auditando 42 unidades básicas de saúde. Esses auditores são cidadãos do município, dispostos a contribuir para a melhoria da gestão pública.


​ACHADOS DE AUDITORIA
Os achados de auditoria apresentados nesse relatório foram classificados em quatro níveis, para cada um está relacionado um prazo para que seja solucionado, sendo:

PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS: falta de medicamentos e insumos, coleta e separação de lixo, controle de vetores, adequação de ambientes (o prazo para verificação de resolução dessas medidas é de 5 dias úteis);


CURTO PRAZO: em até 30 dias: pequenas manutenções de equipamentos, problemas que possam ser resolvidos com dispensa de licitação, adequação de ambientes.


MÉDIO PRAZO: em até 60 dias: Manutenções e concertos de ambientes.


LONGO PRAZO: em até 120 dias: (para casos que exigem trâmite mais complexo segundo a lei vigente) Construção de novos ambientes e compra de equipamentos.
​​



 A ação foi executada nos dias 16, 17, 18 e 19 de Maio de 2016, onde 40 auditores cívicos realizaram os trabalhos, auditando 42 unidades básicas de saúde. Esses auditores são cidadãos do município, dispostos a contribuir para a melhoria da gestão pública.

TRANSPARÊNCIA / ÉTICA / PROBIDADE / DESENVOLVIMENTO

40 VOLUNTARÍOS DIVIDIDOS EM 06 EQUIPES VISITAM IN LOCO

TODAS OS POSTOS DE SAÚDE DE FORTALEZA/CE

As falhas estruturais nas unidades básicas que foram fiscalizadas por voluntários na Auditória Cívica. A demora para marcação de consultas Ee falta de medicamentos também foi verificada.

A falta de manutenção das unidades compromete significativamente o estado de conservação. Algumas unidades estão em estado deplorável com rachaduras nas paredes, infiltrações, rede elétrica precária e problemas nas instalações de água e esgoto, aparelhos enferrujados foram encontrados em alguns postos de saúde  .Unidades com espaço físico reduzido quando considerada a população atendida, o que leva ao uso compartilhado das áreas, muitas vezes incompatíveis.

Na maioria das unidades visitadas faltam equipamentos importantes e essenciais, faltam alguns insumos importantes e essenciais como: agulhas e seringas descartáveis, gaze, esparadrapo etc. Em varias unidades visitadas não há separação do lixo e resíduos sólidos do lixo contaminado (hospitalar), Falta material de limpeza em quase todas as unidades visita.


​​Em varias unidades os usuários tem muita dificuldade de marcar consulta com medico, com dentista e marcar exames

AUDITÓRIA CÍVICA CONSTATA FALTA DE MANUTENÇÃO, FALTA  DE REMÉDIOS E MUITAS DEFICIÊNCIAS NAS UNIDADES DE SAÚDE

CARAVANA DA CIDADANIA EM JUAZEIRO DO NORTE 

  A       C        E        C        C        I 

INSCRIÇÕES PARA O II SEMINARIO

​​​​Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade

CARAVANA DA CIDADANIA EM JUAZEIRO DO NORTE

16/05/2016ABERTURA - AUDITÓRIO DA OAB​

auditórias cívica no programa saúde da familia

CARAVANA DA CIDADANIA EM JUAZEIRO DO NORTE   

16/05/2016 - ABERTURA - AUDITÓRIO DA OAB/JUAZEIRO DO NORTE