TRANSPARÊNCIA / ÉTICA / PROBIDADE / DESENVOLVIMENTO

  A       C        E        C        C        I 

INSCRIÇÕES PARA O II SEMINARIO

O Projeto da Auditoria Cívica na Saúde em Croata foi uma iniciativa da ACECCI - Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade, atendendo a solicitação da Promotoria de Justiça da Comarca de Jardim e contou com o apoio do IFC - Instituto de Fiscalização e Controle, Rede AMARRIBO BRASIL e BrazilFoundation.


A ação foi executada no dia 12 de agosto de 2016, onde cerca 20 auditores cívicos realizaram os trabalhos, auditando as 09 unidades básicas de saúde. Esses auditores são cidadãos do município, dispostos a contribuir para a melhoria da gestão pública.


Esta ação visa incentivar e fortalecer as ações de acompanhamento e fiscalização em diversas áreas como postos de saúde e hospitais. Esta iniciativa que capacita a sociedade civil tem tido ampla divulgação e, inclusive, tem inspirado outros municípios a criar grupos de controle social com a mesma finalidade.

As principais deficiências encontradas nas unidades podem ser sintetizadas nos seguintes pontos:

Faltam medicamentos com freqüência em todas as unidades visitadas;

Faltam médicos e dentistas. Nas maiorias das unidades de saúde não tem atendimento médico e de dentistas todos os dias. Na maioria das unidades só existe atendimento um dia por semana, segundo usuários que foram entrevistados. Vale ressaltar que consta no Portal do CNES (Ministério da Saúde), a existência destes profissionais cadastrados com carga horária de 40 horas semanais.

Em todas as unidades visitadas faltam equipamentos importantes e essenciais como: Aparelho PA adulto e pediátrico aparelho de nebulização, ar condicionado na sala da farmácia e sala da vacina, geladeira da farmácia e da sala de vacina, estetoscópio, glicometro etc.

Em algumas das unidades visitadas faltam alguns insumos importantes e essenciais.

Em todas as unidades visitadas faltam espaços que não deveriam faltar como: deposito de lixo, deposito de resíduos sólidos e deposito de material de limpeza;
 
Na maioria das unidades visitadas não há proteção contra roedores e insetos;

Em varias unidades visitadas não há separação do lixo e resíduos sólidos do lixo contaminado (hospitalar);
 
Na maioria das unidades os usuários têm muita dificuldade de marcar consulta com medico, com dentista, com especialista e marcar exames;

Em varias unidades falta material básico de trabalho para os profissionais;

Em varias unidades falta material de limpeza e higene;

Em algumas das unidades visitas os usuários relataram que o agente de saúde não visita mensalmente a sua residência;

CARAVANA DA CIDADANIA EM JARDIM - 25/05/2015

AUDITÓRIAS CÍVICA NA SAÚDE PÚBLICA DE CROATA/CEARÁ

Unidades com espaço físico reduzido quando considerada a população atendida, o que leva ao uso compartilhado das áreas, muitas delas incompatíveis. Ressaltamos que a maioria das unidades funciona em local inadequado, imóveis pequenos e que não tem a menor condição para funcionamento da unidade de saúde, enquanto que em algumas localidades prédios em construção que já deveriam estar concluídos não estão, e as obras se encontram paradas a muito tempo. 


​A falta de manutenção das unidades compromete significativamente o estado de conservação. Algumas unidades estão em estado deplorável com rachaduras nas paredes, infiltrações, rede elétrica precária e problemas nas instalações de água e esgoto.

Na maioria das unidades os moveis e equipamentos estão velhos e sucateados.


​Foram identificados problemas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais em algumas unidades, como: ausência de rampas, utilização de pavimentação não apropriada, largura inadequada de portas, sanitários inadequados, e a não definição de vagas exclusivas de estacionamento;

AUDITÓRIA CÍVICA constata PROBLEMAS ESTRUTURAIS E MUITAS DEFICIÊNCIAS NAS UNIDADES DE SAÚDE DE CROATA/CEARÁ

AUDITÓRIA NA CÍVICA NA SAÚDE  EM CROATA/CEARÁ -  12/08/2016

AUDITORIA CÍVICA NA SAÚDE EM CROATA/CEARA

​​​​Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade

AUDITÓRIA CÍVICA CONSTATA FALTA  DE REMÉDIOS E MUITAS

DEFICIÊNCIAS NA SAÚDE PÚBLICA DE CROATA


​ACHADOS DA AUDITORIA  - ESTRUTURA FÍSICA