TRANSPARÊNCIA / ÉTICA / PROBIDADE / DESENVOLVIMENTO

  A       C        E        C        C        I 

INSCRIÇÕES PARA O II SEMINARIO

​​​​Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade

CARAVANA DA CIDADANIA EM BARBALHA/CEARa -17/05/2016

CONCENTRAÇÃO - SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS 

De 25 a 26/05/2015 o IFC realizou a Auditoria Cívica na Saúde na cidade cearenses Viçosa do Ceará. Tivemos apoio dos parceiros como Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (AMPASA – Procurador Osvaldo Barbosa Silva), Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), UNASUS e UNACON.


A Ação Cearense de Combate à Corrupção e Impunidade (ACECCI)  em parceria com o IFC – Instituto de Fiscalização e Controle,  organizou uma força-tarefa para a realização da Caravana da Cidadania na cidade de Viçosa do Ceara, onde aconteceu a Auditoria Cívica na saúde do município. 

Depois de um período de treinamento e qualificação com auditores profissionais que integram diversas instâncias do poder público (DENASUS, AMPASA, CGU, TCU, etc.), ligados ao IFC, os munícipes (auditores cívicos) foram a campo e, amparados pela Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), vistoriam as unidades de saúde.


O programa “Auditoria Cívica da Saúde”, do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), percorreu tres municípios cearenses entre os dias 25 e 29 de maio. Viçosa do Ceará, São Benedito e Guaraciaba do Norte na Região da Serra da Ibiapaba.

ACHADOS DE AUDITORIA

Os achados de auditoria apresentados nesse relatório foram classificados em quatro níveis, para cada um está relacionado um prazo para que seja solucionado, sendo:

PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS: falta de medicamentos e insumos, coleta e separação de lixo, controle de vetores, adequação de ambientes (o prazo para verificação de resolução dessas medidas é de 5 dias úteis);


CURTO PRAZO: em até 30 dias: pequenas manutenções de equipamentos, problemas que possam ser resolvidos com dispensa de licitação, adequação de ambientes.


MÉDIO PRAZO: em até 60 dias: Manutenções e concertos de ambientes.


LONGO PRAZO: em até 120 dias: (para casos que exigem trâmite mais complexo segundo a lei vigente) Construção de novos ambientes e compra de equipamentos.

Na metodologia aplicada, os auditores são estimulados a registrarem suas observações sobre outros problemas encontrados, não contemplados no checklist. Essas observações são muito importantes, são itens específicos da unidade que muitas vezes impedem que o serviço prestado tenha melhor qualidade. Na ação do município de Barbalha, os auditores fizeram muitas observações. 


 Unidades com espaço físico reduzido quando considerada a população atendida, o que leva ao uso compartilhado das áreas, muitas vezes incompatíveis;


A falta de manutenção das unidades compromete significativamente o estado de conservação. Algumas unidades estão em estado deplorável com rachaduras nas paredes, infiltrações, rede elétrica precária e problemas nas instalações de água e esgoto.

Faltam medicamentos com freqüência em todas as unidades visitadas;

CARAVANA DA CIDADANIA EM BARBALHA - 25/05/2015

AUDITÓRIAS CÍVICA NA SAÚDE PÚBLICA DE BARBALHA/CEARÁ

AUDITÓRIA CÍVICA constata PROBLEMAS ESTRUTURAIS E MUITAS DEFICIÊNCIAS NAS UNIDADES DE SAÚDE DE BARBALHA/CEARÁ

Quando analisada a estrutura das unidades, verifica-se que todas as unidades apresenta deficiências, a grande maioria das unidades não tem boa estrutura, algumas tem boa estrutura ou o que foi de bem apresentada, mas mesmo assim ainda apresentam deficiências, 

Verificou-se que são muitos os problemas estruturais encontrados nas unidades de saúde do município. Alguns problemas são crônicos e generalizados como a falta de depósito para resíduos sólidos, de deposito de lixo, falta de material de limpeza em todas as unidades visitadas, falta de insumos essenciais como: agulhas e seringas descartáveis, gaze, luvas descartáveis entre outros, acesso para deficientes, de bebedouros para usuários, de lixeiras apropriadas, de extintores, de usos compartilhados dos ambientes e a falta de climatização em quase todas as unidades visitadas. Há também falta de muitos medicamentos de médicos e dentistas.


Na maioria das unidades visitadas faltam equipamentos importantes e essenciais como: Aparelho PA adulto e pediátrico aparelho de nebulização, ar condicionado na sala da farmácia e ala da vacina, geladeira da farmácia e da sala de vacina, estetoscópio, glicometro etc.

Na maioria das unidades visitadas faltam alguns insumos importantes e essenciais como: agulhas e seringas descartáveis, gaze, esparadrapo etc;


30 VOLUNTARÍOS DIVIDIDOS EM 5 EQUIPES VISITAM IN LOCO

TODAS OS POSTOS DE SAÚDE DE BARBALHA/CEARÁ

AUDITÓRIA CÍVICA CONSTATA FALTA  DE REMÉDIOS EM

POSTOS DE SAÚDE DE BARBALHA/CEARÁ

 CARAVANA DA CIDADANIA EM BARBALHA

VEJA TAMBÉM

O evento teve início às 14:00 horas do primeiro dia, no Auditório da OAB de Juazeiro do Norte, e contou com a presença dos participantes ilustres como representante da secretária de saúde, Promotor de Justiça, Vereadores, o presidente da OAB entre outros..

O projeto  é uma iniciativa do Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade - ACECCI, que contou com o apoio do Instituto de Fiscalização e Controle – IFC, BrazilFoundation, OAB/Seção Juazeiro do Norte.

​No dia 17/05 os auditóres cívicos se concentraram no Sindicato dos Servidores Públicos e em seguida deram inicio ao trabalho das auditórias. e terceiro dia o evento se seguiu com visitas nas unidades básicas de saúde para serem feitas as auditórias cívicas no programa saúde da família

No ultimo dia de trabalho foi realizada na OAB de Juazeiro do Norte o encerramento das atividades, na ocasião foi apresentado pelos coordenadores das equipes uma amostragem dos principais problemas encontrados.